quinta-feira, 14 de julho de 2011

Assunto Polêmico - O Brasil não tem povo, tem público! – Lima Barreto





Assunto Polêmico - O Brasil não tem povo, tem público! – Lima Barreto

A princípio vou expor o motivo pelo qual Lima Barreto autor pré-modernista disse isso no inicio do século XX, no decorrer do texto vou fazer citações que defendem essa tese e por fim darei exemplos.

A frase título desse artigo “O Brasil não tem povo, tem público” me fez refletir sofre a questão do Brasil e sua população. A diferença entre povo e público é a seguinte: o povo participa e o público assiste, a população brasileira tem sido educada há muito tempo a ser apenas público, já o povo dá a garantia de que você possa reivindicar direitos, possa questionar o cenário do país, refletir sobre assuntos que dizem respeito a população, o público não, o público é quem apenas assiste vaia ou bate palmas. Essa posição da população brasileira é tudo que os políticos querem, pois eles possuem em mãos uma população onde eles possam roubar dinheiro público, por exemplo, sem que haja qualquer pressão por parte das pessoas que estão sendo roubadas, pessoas essas que eles sabem que nas próximas eleições vão continuar votando neles.

"Um povo ignorante é o instrumento cego de sua própria destruição", já dizia Simon Bolívar que liderou a Bolívia, a Colômbia, Equador, Panamá, Peru, e Venezuela à independência, com essa frase vêm a minha mente um artigo que escrevi há alguns dias sobre a precariedade da educação brasileira onde afirmo que no Brasil os alunos de colégios públicos e estaduais não repetem o ano, isso tem reflexo no futuro dessas pessoas que se tornam analfabetos funcionais porque o governo não trata a educação da maneira como se deve, criando assim essa população facilmente manipulada e educada para se silenciar diante de assuntos importantes e que fica de braços cruzados diante das coisas que os políticos fazem.

A corrupção é uma das principais conseqüências desse processo, um exemplo foi extraído do Site Artigonal do artigo “A corrupção no Brasil”, publicado por Ronyvaldo Barros dos Santos “Segundo vi através das minhas pesquisas, o ano de 2008 fechou com 300 mil operações fraudulentas ou irregulares, um aumento de 112% em relação ao ano anterior, e ainda o Brasil perde anualmente com a corrupção política e empresarial cerca de R$ 160 bilhões, o que representa 6% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.”, esses 160 bilhões poderiam muito bem ser redistribuídos e investidos para melhorar a qualidade de vida do brasileiro.
Porem enquanto a maioria da população ficar calada e achar que está tudo ótimo não há empecilho nenhum para que essa roubalheira continue.

Recentemente houve várias revoltas populares como na Grécia, Líbia, Egito e Tunísia, onde o povo não estava satisfeito com a condição e resolveu reivindicar seus direitos, não estou dizendo que no Brasil tem que haver revoltas do mesmo tipo, este artigo tem como intuito apenas tentar abrir os olhos da população de que quem coloca os políticos onde estão somos NÓS e por isso temos o direito de cobrar uma postura mais digna dos mesmos onde eles honrem o poder que lhes foi dado, creio que isso é uma utopia, porém, não custa nada sonhar. Quero deixar bem claro que não são todos os políticos que são desonestos.

Para finalizar deixo uma pergunta: Você concorda com a afirmação do pré-modernista Lima Barreto? Comente.

7 comentários:

DAE-GR disse...

Belo post

Luiz Veiga disse...

Boa ...

vale a pena vocẽ dá uma olhada no livro

Os Bestializados:
José Murilo de Carvalho

E para você vê como o problema é antigo ...

Benny computer news disse...

good post

WALQUER CARNEIRO disse...

Eu creio que o Lima foi muito superficial ao fazer tal afirmação, pois assim ele minimiza a questão e se esquece de lembrar que se o povo está na situação de público foi por que os grupos que sempre esteve no comando da nação condicionaram a massa a ser ordinária. Assim leva-se a entender que ao povo foi negado a participação, e agora se faz necessário que se levante líderes que restitua ao povo o que foi tirado.

Aproveiro para convidá-lo a acessar e segui meu blog PORTA PRO FUTURO

Dita Makarov disse...

opa tudo bom, otímo blog, muito interessante.
estou seguindo voce, siga-me tbm.

http://videospiratasweb.blogspot.com/

Cláudia disse...

Gostei bastante, e concordo que somos público, pois participação não é práxis do povo brasileiro.

asian wedding venue disse...

I observed your weblog inside a new directory of blogs. I will not know how your blog page came up, will need to have been a typo, Your blog page looks great. Have a good day