quinta-feira, 5 de março de 2009

Emprego: modelo curriculo

Regras de Ouro de Modelos de Currículo de Sucesso

Aqui estão algumas regras utilizadas em modelos de currículo de sucesso.


Lembre-se... 40 segundos. Este é o tempo médio que o responsável por sua contratação vai levar analisando sua folha corrida profissional.

Não abuse. Nada de encher lingüiça!

Liste só o necessário.

A vaga é para gerente de vendas? Então não precisa listar sua experiência de limpador de vitrines quando adolescente...

Ninguém também está interessado em saber qual o número do seu CPF, RG, religião ou raça. Isso é irrelevante e só toma espaço no currículo (e tempo de leitura).


Estruture o Documento
Aqui o bê-a-bá... Nome, meios de contato, escolaridade, experiência etc.

Ao listar sua experiência profissional, ponha os últimos empregos primeiro. Estes são os mais importantes para quem analisa seu currículo — ponha-os logo perto dos olhos do sujeito (ou da sujeita)! Lembre-se... 40 segundos!

Mas cuidado. Muitos empregos em áreas diferentes ou de curta duração podem distrair o leitor. Neste caso, opte por descrever apenas as funções executadas (currículo funcional). Liste os empregadores depois.

Se no início de sua vida profissional você ocupou muitas vagas que não estão relacionadas com sua situação profissional atual, é melhor listar os empregos em ordem cronológica (os mais antigos primeiros).

Neste caso, omita os empregos iniciais, pois eles são irrelevantes — inicie a lista com o primeiro emprego relacionado à vaga que você está concorrendo.


Facilite a Leitura
Modelos de currículo de sucesso são fáceis de ler e entender.

Use fontes (letras) de tamanho adequado. Para ler seu currículo não deve ser necessário uma lupa. Deixe espaço generoso entre linhas, pois isso facilita a leitura.

Deixe uma boa margem na folha e espaços entre cabeçalhos. Espaços em branco no currículo servem como descanso para os olhos e tiram a impressão natural de que a leitura vai ser "cansativa".

Um currículo que é um fardo de se ler é um grande candidato... à gaveta.

A grande maioria dos responsáveis em analisar currículos já passou dos 50 e, por isso, tem alguma dificuldade de leitura. Assim, sua tarefa é contrabalancear este fato natural.


Cuidado com o Português
Isso é tão importante que nem deveria ser necessário avisar, as muita gente descuida.

Tudo bem, você nao precisa ser um CDF em gramática, mas uma revisão atenciosa pode pegar erros grosseiros. Portanto, não esqueça dela!

Dica: peça à sua mãe, irmão, parente próximo ou amigo para fazer a revisão. Muitas vezes nossos erros cometidos ao escrever passam despercebidos para nós mesmo.


Bom, é isso aí. Sem dúvida, modelos de currículo de sucesso utilizam as dicas acima. Portanto, hora de pôr estas dicas à prática também!

Claro, existem outras recomendações, mas muitas dependem do cargo, empresa, sua experiência... Mas em qualquer caso, você deve sempre procurar se adaptar à situação.

O importante a ter em mente é que o tempo de análise de seu currículo será pequeno. Apenas 40 segundos em média...

Modelos de currículo de sucesso conseguem captar a atenção neste curto espaço de tempo.

Esta é a chave. Para adaptar-se à situação e fazer seu currículo ter o mesmo sucesso dos modelos de currículo, ele deve captar a atenção rápido. Pense nisso e você saberá adaptar seu currículo à situação. É só visualizar... 40 segundos!

Nenhum comentário: