quinta-feira, 12 de março de 2009

Dica grátis: Ranking Universidades do Brasil (2007)

Nessa primeira edição do IGC foram avaliadas 173 universidades, 131 centros universitários e 1.144 faculdades, institutos isolados e outras modalidades de ensino superior. Das 1.837 instituições cadastradas no MEC em 2008, 21,2% não fizeram parte da avaliação.

A USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) ficaram fora do novo ranking do Ministério da Educação porque elas não participaram do Enade -(Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) Por serem estaduais, a participação era opcional.



A PUC Rio e a PUC São Paulo são as duas únicas instituições privadas a aparecer entre as 40 melhores universidades, segundo o “Índice Geral de Cursos”. Já entre as 40 piores, 33 são universidades particulares.
A pior de todas, de acordo com o ranking, é a Universidade Iguaçu, na Baixada Fluminense, entre as universidades públicas, a pior colocação ficou com a Uncisal (Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas).

Além do desempenho dos alunos, o índice leva em conta também a estrutura física das instituições, como laboratórios e bibliotecas e o número de professores com mestrado e doutorado.

O exame avaliou também 1.144 centros universitários e faculdades, os resultados aparecem num ranking à parte.

Nenhum comentário: