quarta-feira, 11 de março de 2009

Campeonato Mundial de Clubes da FIFA 2000

O Campeonato Mundial de Clubes da FIFA de 2000 foi a edição inaugural do campeonato com a chancela da FIFA realizado no Brasil entre os dias 5 e 14 de janeiro. As partidas foram disputadas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.


O torneio
Foi o primeiro Campeonato Mundial de Clubes organizado pela FIFA, a autoridade máxima do futebol, que pretendia substituir os antigos torneios intercontinentais, o que, na prática, acabou por ocorrer somente em 2005. Foi também o primeiro torneio com participação de equipes de todos os continentes e não apenas da Europa e da América do Sul como era feito até então. A segunda edição, que estava agendada para 2001 na Espanha, foi adiada para 2003, e em seguida cancelada devido a problemas de parceiros e patrocínios. Cada confederação teve direito a apontar um representante para essa competição. A Fifa ofereceu ainda uma vaga a ser indicada pela CBF e outra ao Real Madrid, campeão da Copa Toyota de 1998para completar a lista de 8 clubes.

Maracanã, sede das partidas do grupo B e local da final e 3º lugar.A maior polêmica quanto a essas indicações foi o fato da CONMEBOL indicar o Vasco da Gama, campeão da Libertadores em 1998, sendo que no meio de 1999 já haveria um novo campeão da Libertadores (que acabou sendo o Palmeiras). Outra polêmica foi a indicação do Corinthians feita pela CBF pelo título de Campeão Brasileiro de 1998 sob a justificativa de que o Campeonato Brasileiro de 1999 terminaria muito próximo ao Mundial, o que poderia prejudicar o clube indicado. Porém, como o Corinthians acabou se tornando Campeão Brasileiro em 1999, a polêmica em torno dessa indicação tornou-se nula.

A disputa se dividiu em duas chaves de quatro equipes: um grupo realizou suas partidas em São Paulo e outro no Rio de Janeiro, sendo encabeçados pelo paulista Corinthians e pelo carioca Vasco da Gama, respectivamente. O vencedor de cada grupo disputou a final, e os segundos colocados disputaram o 3º lugar). No grupo A, o classificado para a final foi o Corinthians, que venceu o Al Nassr, da Arábia Saudita e o Raja Casablanca, do Marrocos, além de ter um empate em 2 a 2 com o time espanhol Real Madrid. No grupo B, o Vasco foi o melhor, após vencer todos os seus jogos deixando para trás o inglês Manchester United, o Necaxa do México, e o australiano South Melbourne.

A final foi disputada no dia 14 de janeiro de 2000, no estádio do Maracanã no Rio de Janeiro, onde 73 mil pessoas viram o Corinthians bater o Vasco por 4 a 3 em uma disputa por pênaltis após um empate em 0 a 0.

Nenhum comentário: