sexta-feira, 6 de março de 2009

Dicas de sexualidade gratis: Tipos de DST's

Dicas de sexualidade: Tipos de DST's

AIDS:

-Doença provocada pelo vírus HIV.
-Transmitida por relação sexual*, contacto sanguíneo, gravidez, parto e amamentação.
-Previne-se usando camisinha**, não compartilhando seringas, tomanto AZT durante a gestação para não passar para o filho, etc.

CANDIDÍASE:

-A cândida faz parte da flora vaginal feminina, para defender o corpo reprodutivo.
-Sintomas da infecção: A mulher passa a apresentar corrimentos brancos, coceira, vermelhidão nos órgão sexuais e ardência ao urinar.O homem pode apresentar vermelhidão, manchas brancas no pênis e ardência ao urinar.
-Transmissão: relação sexual*
-Prevenção: camisinha**.

CHATO:

-O Chato é um piolho que ataca principalmente os pêlos dos órgãos sexuais, mas pode ocorrer também em outros locais. Assim, como a sarna, que também é sexualmente transmitida e provoca coceiras, vermelhidão e feridas no corpo, deve ser tratada com loções especiais.
-Transmissão: contacto com pêlos sexuais, feridas e relação sexual*.
-Prevenção: higiene íntima e camisinha**.

GONORRÉIA:

-Doença Sexualmente Transmissível que só é adquirida através da relação sexual e deve ser tratada, pois provoca esterilidade na mulher e pode ser transmitida no parto, causando cegueira no bebê.
-Transmissão: relação sexual*
-Prevenção: camisinha**.

CANCRO MOLE:

-O Cancro Mole é uma Doença Sexualmente Transmissível que só é adquirida através da relação sexual e apresenta mais sintomas nos homens.
-Sintomas da infecção: A mulher passa a apresentar corrimento, coceira, dor na relação sexual*, infecção nas trampas e ovários e pode ficar estéril e passar para o bebê durante a gestação. O homem pode apresentar corrimento amarelado, ardência ou sangue ao urinar.
-Prevenção: camisinha**.

CLAMÍDIA:

-A Clamídia é a Doença Sexualmente Transmissível que pode provocar gravidez tubária e esterilidade na mulher, embora estes problemas irem evoluindo sem que a mulher perceba, já que a maioria não apresenta sintomas.
-Transmissão: relação sexual*
-Prevenção: camisinha**.

CONDILOMA: ( crista de galo, figueira, ou cavalo de crista)

-O Condiloma é a Doença Sexualmente Transmissível que provoca a maior parte dos casos de câncer de colo de útero. As pessoas que se contaminam pela doença, tem que ter um acompanhamento ginecológico semestral, pois o vírus causador, HPV, não sai do sangue e, de tempos em tempos, pode provocar verrugas que devem ser cauterizadas. A doença é transmitida principalmente quando está manifestada.
-Transmissão por relação sexual* e há casos raros de contaminação por objectos de uso íntimo.
-Sintomas da infecção: A mulher apresenta verrugas na região genital, ânus ou boca. Essas verrugas podem se desenvolver causando câncer de útero.O homem pode apresentar verrugas no pênis, principalmente na glande, mas também no saco escrotal. O uso de camisinha NÃO previne das feridas localizadas no saco e virilha.
-Prevenção: camisinha**

DONOVANOSE:

-Donovanose é a Doença Sexualmente Transmissível que provoca feridas que vão tomando grande extensão nos órgão sexuais femininos e masulinos.
-Transmissão: relação sexual*
-Sintomas da infecção: provoca uma ferida não dolorosa nos órgãos genitais ou no ânus, até ficar com grande extensão.
-Prevenção: camisinha**

HEPATITE B:

-Infecção das células hepáticas pelo HBV (Hepatitis B Virus) que se exterioriza por um espectro de síndromes que vão desde a infecção inaparente e subclínica até a rapidamente progressiva e fatal. Os sintomas são falta de apetite, febre, náuseas, vômitos, astenia, diarréia, dores articulares, icterícia (amarelamento da pele e mucosas) entre os mais comuns.
-Transmissão: Pelos seguintes líquidos corpóreos : sangue e líquidos grosseiramente contaminados por sangue, sêmem e secreções vaginais e, menos comumente, a saliva.
-Tratamento: Não há medicamento para combater diretamente o agente da doença, trata-se apenas os sintomas e as complicações.
-Prevenção: Vacina, obtida por engenharia genética, com grande eficácia no desenvolvimento de níveis protetores de anticorpos (3 doses). Recomenda-se os mesmo cuidados descritos na prevenção da AIDS, ou seja, sexo seguro e cuidados com a manipulação do sangue.


HERPES:

-A Herpes Genital é a Doença Sexualmente Transmissível, diferente da herpes labial. Ela fica incubada no sangue, provocando feridas que ardem de tempos em tempos. O tratamento faz os sintomas desaparecerem, porém a herpes permanece no corpo e retorna em momentos de baixa imunidade ou estresse. Só há transmissão da herpes quando há feridas ou bolhas, em períodos de incubação NÃO ocorre transmissão.
-Transmissão: relação sexual*
-Sintomas da infecção: apresenta vermelhidão, ceceira e dor nos órgãos genitais, depois surgem bolhas que ardem.
-Prevenção: camisinha**

LINFOGRANULOMA:

-O Linfogranuloma Venéreo ú uma Doença Sexualmente Transmissível que provoca íngüas e inchaços na virilha de homens e mulheres.
-Sintomas da infecção: feridas sem dor no órgão sexual, depois aparecem ínguas com saída de pus.
-Transmissão: relação sexual*
-Prevenção: camisinha**


SÍFILIS:

-A Sífilis é a Doença Sexualmente Transmissível que tem 3 estágios de desenvolvimento. No primeiro provoca feridas nos genitais, na segunda fase, apresenta manchas nos pés e mãos e na terceira, pode evoluir provocando cegueira, paralisia, doenças cardíacas, neurológicas e até a morte.
-Transmissão: relação sexual*, da mãe para o bebê na gravidez e transfusão de sangue não-testado.
-Prevenção: camisinha**, exame de sífilis no pré-natal, transfusão de sangue sempre testado e auto-exame.

TRICOMONÍASE:

-O Tricomonas é a Doença Sexualmente Transmissível que não costuma apresentar sintomas no homem, embora estes também precisem fazer tratamento.
-Sintomas da infecção: A mulher apresenta mau-cheiro, coceira e corrimento amarelado na vagina e dor na relação sexual e ao urinar.O homem NÃO costuma aprsentar sintoma, embora precise de tratamento. Quando apresenta, são coceira ou corrimento no pênis e dor ao urinar.
-Transmissão: relação sexual*
-Prevenção: camisinha** e auto-exame


* relação sexual: contato com órgãos sexuais ou a secreção vaginal ou sêmen na relação vaginal, oral ou anal
** camisinha: recomenda-se o uso de lubrificantes a base de água (KY, Preserv Gel) nas relações sexuais anais.
Imprescindível também citar a importância do auto-exame.

TRATAMENTO:

Todas as pessoas com DST devem procurar um médico para evitar o desenvolvimento e agravamento da doença. Cada DST tem um medicamento específico, por isso não se deve buscar remédios com amigos ou em farmácias. Apenas o médico tem condições de dizer o tipo de DST, já que existem muitas com sintomas parecidos.

Nenhum comentário: