quarta-feira, 25 de março de 2009

Dicas grátis: Técnicas de massagem corporal

Dicas grátis: Técnicas de massagem corporal



As técnicas de massagem variam em grande número dependendo da anatomia de cada ponto, do estado de equilíbrio energético da pessoa e da região a ser tratada, dos objetivos da massagem e da posição em que nos encontramos.

Há, basicamente, três maneiras de atuar sobre o sistema energético durante a realização de uma sessão de massagem: a TONIFICAÇÃO, a SEDAÇÃO (ou dispersão) e a HARMONIZAÇÃO, que devem ser selecionadas de acordo com o diagnóstico do quadro energético no momento da massagem.

A TONIFICAÇÃO consiste, de uma maneira geral, em fazermos a massagem nos sentidos horários e centrípeto, a favor da direção do fluxo de energia do meridiano e após seu horário de predominância. O tempo de aplicação da massagem é mais breve , as pressões são intermitentes, leves, rítmicas e rápidas, superficiais; o aprofundamento do toque se faz de forma lenta e a retirada é rápida.

Empregamos o método de tonificação para tratar estados de deficiência energética (frio, flacidez, hipoestesia, hipotensão, suor frio, inchação, paralisia, hipotonicidade, torpor, inatividade).

A SEDAÇÃO OU DISPERSÃO, ao contrário da tonificação, baseia-se na realização da massagem nos sentidos anti-horário e centrífugo, no sentido oposto ao do fluxo energético do meridiano e antes do seu horário de predominância. O tempo de aplicação da massagem é mais prolongado; as pressões são contínuas, fortes, lentas, profundas; o aprofundamento do toque é realizado de forma rápida e a retirada é lenta.

O método de sedação ou dispersão deve ser empregado quando queremos tratar um estado de excesso da energia (dor, espasmo, quentura, contração, hipertensão, hipersecreção, inflamação, convulsão, hipertonicidade, hiperatividade).

Na maioria das vezes, quando estamos num equilíbrio satisfatório ou quando não temos clara indicação da técnica de tonificação ou de sedação da energia, usamos a técnica da HARMONIZAÇÃO, que consiste em exercemos uma pressão sobre o ponto de massagem enquanto realizamos movimentos circulares, que deslizam a pele sobre os tecidos mais profundos.

Fonte: sogab.com.br

Nenhum comentário: