quinta-feira, 12 de março de 2009

Dica grátis: Como escolher uma boa universidade

Nos últimos anos o número de vagas no ensino superior cresceu de forma vertiginosa. Isso se deve à expansão de algumas instituições e ao surgimento de novas universidades. De acordo com o último senso educacional (2002), são 1.637 instituições em todo o Brasil, com uma oferta de 14.399 cursos. Esse crescimento exorbitante está culminando em resultados muitas vezes desagradáveis como a existência de universidades não regulamentadas, a mercantilização do ensino e a disputa, cada vez mais acirrada, das instituições para conseguir um número maior de estudantes (e conseqüentemente engordar o cofre preocupando-se mais com a quantidade e menos com a qualidade).

Por conta disso, surge aquela enorme dúvida na cabeça dos vestibulandos: “Como escolher uma boa universidade?” Para ajudar, listamos abaixo alguns pontos principais que podem ajudá-lo:

Qualidade do corpo docente
Veja qual a qualificação do corpo docente. A relação de mestres e doutores irá certificar a qualidade dos seus professores e do curso escolhido. Quanto mais professores tiverem diploma de pós-graduação e mestrado ou doutorado, mais bem preparados estarão para dar uma aula de boa qualidade.

Instalações Físicas
Visite sua futura faculdade. Conheça as instalações do campus, como salas de aula, biblioteca, laboratórios e também as áreas comuns (lazer, praça de alimentação, etc.). Uma boa estrutura física também influencia no processo de aprendizagem. Se a universidade preocupa-se com suas instalações, isso é um bom sinal de que também se preocupará com o ensino.

Aceitação no Mercado de Trabalho
Procure saber qual o valor do seu diploma no mercado de trabalho. O diploma de uma boa faculdade não é a garantia de um emprego, mas será um grande diferencial no início de sua carreira profissional.

Convênios
Muitas instituições possuem convênios de pesquisa com empresas e universidades de outros países. Participar destes projetos pode, além de ampliar sua rede de contatos, abrir novas possibilidades de cursos ou trabalho no exterior.

Credenciamento
Verifique se o curso de seu interesse é reconhecido, ou autorizado (no caso de cursos mais recentes) pelo Ministério da Educação (MEC). Procure saber também qual a sua avaliação no Exame Nacional de Cursos (Provão) e no Enade.

Agora que você já sabe como escolher uma boa universidade, veja os fatores pessoais que também devem ser considerados para tomar uma decisão correta:

Custos
Você passou em uma instituição pública e terá que mudar de cidade? Não esqueça de considerar os custos de moradia, alimentação e transporte. Às vezes fica mais caro mudar para outro lugar do que estudar em uma instituição particular na sua própria cidade.

Preço
Você vai estudar em uma faculdade particular? Não esqueça de conferir os valores das mensalidades e se você tem condições de pagar pelo curso. Neste sentido observe também as possibilidades de conseguir uma Bolsa de Estudos. Muitas instituições concedem bolsas para estudantes, em troca de estágios na própria instituição!

Localização
Se você está em dúvida entre duas instituições de mesmo nível, escolha a que está situada mais próxima de sua residência ou trabalho. Assim o desgaste de locomoção será menor, principalmente se você mora em uma cidade grande.

Um comentário:

Krigisk disse...

Outro meio de escolher uma boa faculdade é ver se seus cursos são aprovados pelo MEC. Isso ajuda bastante na hora de escolher entre faculdades e universidades particulares.



http://donaintegral.blogspot.com/